segunda-feira, 11 de junho de 2012

O estelionato e a dor de ter sido enganada.


Art. 171 - Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento:
Pena - reclusão, de 1 (um) a 5 (cinco) anos, e multa.

"Nós já vimos de tudo no Brasil. Ou quase tudo. Falso médico. Falso advogado. Falso policial. Falso dentista. Falso empresário. Falso sequestro. Bilhete premiado falso da loteria e falso empréstimo.
O crime de estelionato, previsto no art. 171 do Código Penal Brasileiro, seguiu, no Brasil, a fórmula folclórica surgida no antigo Império Romano: “stelionatus”, em decorrência de um lagarto (stellio) que é semelhante ao atual camaleão, haja vista ter desenvolvido a capacidade de se camuflar e mudar de cor conforme o ambiente em que se encontra.
O grande problema é que a pena do estelionato, de acordo com o nosso estatuto penal, é de no máximo cinco anos. Entretanto, se o estelionatário é primário, e é de pequeno valor o prejuízo, a pena poderá, a critério do juiz, ser substituída de pena de reclusão para a de detenção."
Dr. Marcos Pereira

Depois que criei este blog, com o intuito não apenas de alertar as pessoas, mas com o claro objetivo de interagir com outros que se sentiram lesados pela Ong Cão sem Dono, percebi que a maior dificuldade que as pessoas tem, é a de admitir que foram feitas de bobas. Principalmente neste caso, em que as pessoas acreditam piamente que os animais estão sendo beneficiados. Visitam o abrigo e acham bonito, assistem videos bonitos produzidos pela entidade, lêem revistas e vêem fotos de eventos, de feiras de adoção.
É por isso que este é um caso de estelionato bem armado, que envolve bastante gente e bastante dinheiro.
Não tenho medo de denunciar, não tenho medo de ser processada por calúnia, difamação. Porque estou escrevendo a verdade e tenho como provar.
Se compartilho de algo com as pessoas que se surpreendem com este crime e que tem dificuldades em aceitá-lo, é a indignação. E a dor de ter sido enganada. NINGUÉM mais que eu, gostaria que tudo isso não fosse verdade. Escolhi muito mal em quem confiar, isso dói.
A partir de agora, não vou mais postar nada além de cópias de processos e investigações que já estão em andamento e que foram iniciadas bem antes de eu descobrir que também fui enganada. E claro,  os processos novos que vierem após o que eu mesma descobri...





Nenhum comentário:

Postar um comentário